Psicanálise para Criança
Brincando com as emoções como a psicanálise pode ajudar
01
As crianças, assim como os adultos, têm uma experiência vivida que é fundamental para seu senso de si e sua identificação com os outros. E a psicanálise pode beneficiar as crianças.
02
Nestes primeiros anos críticos, as crianças estão sujeitas a uma miríade de socializações. A criança cria representações mentais como modelos de como o mundo funciona, como as pessoas são, um senso de si mesmo e uma compreensão do que suas emoções significam.
03
Todas essas criações são co-construídas por meio das relações da criança com os outros.Esses significados estabelecem “verdades” subjetivas que podem ser inefáveis e, portanto, sujeitas à interpretação por outros.
04
Uma criança, por exemplo, que se sente inquieta, distraída, irritada e esquecida pode ser interpretada por um pai, professor ou médico como tendo um transtorno de déficit de atenção. A verdade subjetiva da criança pode ser uma expressão de preocupação, raiva ou perda decorrente de seu próprio relato do que está acontecendo em seu mundo.
05
Talvez a criança tenha tido um animal de estimação que morreu ou fugiu, ou a criança pode ter se mudado recentemente para uma nova casa ou escola. A criança pode estar reagindo a argumentos dos pais que ameaçam a estabilidade do lar, ou talvez um novo irmão que evoca sentimentos de ciúme.
06
Sem considerar o contexto da vida da criança, qualquer manipulação de seu comportamento a serviço da conveniência adulta corre o risco de afastar a criança de si mesma. Assim, minha principal justificativa para trabalhar a partir de uma orientação psicanalítica é sempre considerar a pessoa acima do diagnóstico e respeitar o contexto e a integridade da mente.
07
Embora as teorias psicanalíticas tenham sido criticadas com dinâmica complicada, elas também podem ser modelos altamente informativos para apreciar a singularidade da experiência humana.
08
Quando perguntado sobre como a psicanálise pode beneficiar as crianças, respondo que as mentes das crianças não são menos complexas do que as dos adultos e merecem ser reconhecidas adequadamente.
Psicanálise com bebês, crianças e adolescentes é principalmente realizada por pessoas qualificadas especificamente em psicanálise infantil, ou por estagiários sob a supervisão de um especialista em tratamento focado na criança.
09
Evidências recentes cobrindo 34 artigos de pesquisa (Dos quais 9 eram ensaios clínicos randomizados), mostraram que a psicoterapia psicanalítica é particularmente eficaz para crianças com as seguintes condições:
depressão, transtornos de ansiedade e comportamento, transtornos de personalidade, dificuldades de aprendizagem, transtornos alimentares, questões de desenvolvimento.
A terapia para Transtorno do Espectro Autista (TEA), deve ser individualizada, levando em conta as necessidades específicas de cada pessoa. Algumas abordagens eficazes incluem:
Ajuda na regulação emocional e na compreensão de padrões de pensamento e comportamento.